• Dra Angela Priuli

19 Estatísticas surpreendentes do Marketing em Saúde para saber durante a crise do coronavírus

Atualizado: Abr 2


Estamos todos absolutamente apreensivos com essa situação de pandemia do novo coronavírus e isso gera incertezas e dúvidas com relação aos investimentos que temos em nossos negócios. Quando nos referimos a negócios em saúde, como clínicas e hospitais, devemos nos posicionar como parte de uma força maior e técnica como profissionais da saúde nessa batalha para acalmar e auxiliar ao máximo os pacientes.

Pairou uma dúvida sobre como lidar com o Marketing que sua clínica tem feito durante todo esse tempo? Essa é a hora de servir como fonte de informação, exercendo sua responsabilidade, e principalmente (quando pensamos em marketing, é claro) se posicionar para ganhar um maior reconhecimento da marca que representa sua clínica e seu CRM.

Vou te dar aqui muitos motivos para realinhar com sua agência a estratégia de marketing (foi o que fizemos com nossos clientes Ybrida nos últimos dias - fizemos um Plano de Ação Quarentena e depois te conto nossas dicas!), mas não parar suas ações de marketing de conteúdo, redes sociais, anúncios pagos no google/facebook/instagram, TV e rádio, entre outros canais de comunicação. Essa é a hora que todos que estarão ONLINE o dia todo.

Agora vou listar alguns números de cair o queixo sobre os usuários da internet, como seus pacientes, que a Intrepy Healthcare Marketing trouxe no último ano. São 19 estatísticas de marketing de saúde em 2019 que devem ter um impacto direto na sua abordagem de marketing médico este ano. Se você é médico, dentista, nutricionista, psicólogo, gerente de consultório ou de marketing no setor de saúde, preste muita atenção a essas estatísticas e como elas devem influenciar sua abordagem ao marketing de sua clínica. Aproveite:

1. De acordo com a Pew Research: em 2019, quase 72% dos adultos usam a mídia social para se conectar com outras pessoas, se envolver com notícias e conteúdo, compartilhar informações e se divertir.

Isso quer dizer que: Médicos e dentistas precisam estar utilizando as mídias sociais para se envolver e se conectar à sua base de pacientes atual e potencial.

2. 47% dos usuários da Internet pesquisam informações sobre médicos ou outros profissionais de saúde.

Oportunidade: os consumidores estão pesquisando sua especialidade em sua região. Eles estão encontrando você ou sua concorrência? Invista no seu site e SEO médico local.

3. O uso de mídia social não é apenas para jovens adultos agora, veja a divisão das pessoas com pelo menos um perfil de mídia social a partir de 2016: 18 a 29 anos - 90%, 30 a 49 anos - 82%, 50 a 64 anos - 69 %, idade entre 65 e 40%. (Fonte PEW)

Oportunidade: se sua especialidade atende a pacientes mais velhos, a mídia social também é uma via extremamente importante para alcançar e se envolver com esses pacientes.

4. São necessárias de 1 a 6 avaliações online para 68% dos pacientes em potencial para formar uma opinião sobre sua prática. (Fonte RevLocal)

Oportunidade: Gerar depoimentos e críticas positivas online é essencial para causar uma primeira impressão sólida e converter essas pessoas em pacientes.

5. De todos os usuários da Internet, 66% procuram online informações sobre um problema ou doença médica específica.

Oportunidade: Os pacientes estão pesquisando on-line para saber mais sobre alinhamentos médicos específicos. Os profissionais da saúde devem utilizar seu blog e redes sociais para responder a perguntas e demonstrar conhecimentos.

6. Os três principais resultados da pesquisa recebem 50% de todos os cliques no Google.

Oportunidade: se você deseja gerar tráfego orgânico para sites, é essencial aparecer nos três principais resultados de pesquisa. Talvez seja uma solução lançar mão de mídia paga como o GoogleAds.

7. 73% das pessoas que recebem notícias online de amigos ou familiares por e-mails e textos provavelmente farão uma ação de compartilhamento.

Oportunidade: se você pode criar conteúdo que seus pacientes desejam compartilhar com amigos e familiares, há uma alta probabilidade de converter esses novos olhos em pacientes.

8. No Brasil há um celular por habitante. (Fonte Jornal Estadão)

Oportunidade: uma sólida estratégia de marketing médico concentra-se em alcançar pessoas em seus dispositivos móveis.

9. As duas táticas mais importantes de marketing de conteúdo são blogs (65%) e mídias sociais (64%), de acordo com o SnapApp.

Oportunidade: Mais e mais especialidades médicas estão vendo o valor e adotando uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao fazer isso, os dois focos mais importantes nessa estratégia devem ser os blogs e as mídias sociais.

10. O Facebook (68%) ainda é a plataforma de mídia social mais amplamente usada, seguida pelo Instagram 2 (28%), Pinterest 3 (26%), LinkedIn 4 (25%) e 5 Twitter (21%) .

Oportunidade: não acha que o Facebook ainda é uma parte importante da estratégia de mídia social da sua prática? Pense de novo.

11. As ferramentas de pesquisa como o Google resultam em 300% mais geração de tráfego para sites do que as mídias sociais. (Fonte Ironpaper)

Oportunidade: A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO - palavras chave, por ex) na área da saúde é uma das coisas mais importantes a serem focadas em uma estratégia de marketing de assistência médica. A pesquisa orgânica pode gerar mais tráfego no site do que todos os outros esforços de marketing e para isso sua clínica precisa de um conteúdo especializado em saúde (criado por doutores na área da saúde, se possível) para se tornar relevante aos "olhos" do algoritmo do Google.

12. 80% dos principais sites são responsivos ​​a dispositivos móveis. Realçando sua necessidade de garantir que seu site seja otimizado para celular. (Fonte Mobiforge)

Oportunidade: otimizar seu site médico para uso móvel não é mais um bônus adicional. Agora é essencial aparecer no ranking nos resultados de pesquisa orgânica.

13. 48% das pessoas iniciam suas pesquisas em celular usando um mecanismo de busca como o Google.

Oportunidade: Os mecanismos de busca, ou seja, ter um site e/ou Google Meu Negócio, são o objetivo quando alguém cria o processo para encontrar um novo profissional da saúde ou consultório médico.

14. 92% dos consumidores lêem e utilizam avaliações online ao procurar uma empresa local. (Fonte RevLocal)

Oportunidade: Nove em cada 10 pacientes recorrem a avaliações online para ajudá-los a decidir qual especialidade ou médico visitar. Portanto, verifique se suas análises online e o gerenciamento de reputação são um ponto focal da sua estratégia de marketing na área da saúde.

15. Ao postar nas redes sociais, as postagens em vídeo recebem 135% mais alcance orgânico do que as postagens em fotos.

Oportunidade: Na verdade, vimos essa estatística subir ainda mais perto de 1.000%. O vídeo puro e simples é o melhor quando se trata de envolvimento, alcance etc.

16. Agora, 56% de todo o tráfego da Internet vem de dispositivos móveis. (Fonte SimilarWeb)

Oportunidade: o celular se tornou oficialmente a força dominante na pesquisa. Concentre mais recursos de marketing para otimizar seu SEO e website para celular.

17. 3,1 bilhões a mais de usuários estarão nas mídias sociais até 2021. Fonte (Statista)

Oportunidade: A mídia social precisa se tornar parte de sua estratégia de marketing médico.

18. 7% de todas as pesquisas diárias (55 mil/minuto) estão relacionadas à saúde (Fonte Google)

Oportunidade: as pessoas estão online para encontrar as respostas para suas perguntas sobre saúde. Você precisa ser essa resposta em 2020 para se tornar uma autoridade em seu nicho de assistência médica ou de saúde.

19. Espera-se que os gastos com publicidade em saúde aumentem até 2021. (Fonte Beckers Hospital Review)

Oportunidade: a publicidade digital no mundo da saúde chegou para ficar, não é apenas um bom negócio: é o melhor para sua especialidade ou área da saúde.

Enfim, aquela máxima faz sentido nesse momento difícil e sempre: QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO. Aqui na Ybrida Comunicação especializada em Saúde, nosso foco é comunicar saúde e gerar autoridade para nossos clientes, e para isso temos um time diverso, com profissionais internacionalmente capacitados da área das ciências da saúde e também da comunicação. Vamos enfrentar juntos essa batalha?


26 visualizações

(17) 99140.4616

(34) 98403.7001

contato@ybrida.com

 

Av. Antônio José Martins Filho, 300 | SL 36

Edifício Ônix Center Sul - Jd. Maracanã

São José do Rio Preto - SP

15092-230

© 2020 by YBRIDA Comunicação.